Marcação de defesa

• É preciso ter concluído todos os créditos em disciplinas, no mínimo 30 dias antes da defesa da dissertação, comprovados no histórico escolar;
  • Submeter para a apreciação do colegiado, até dois dias úteis antes da reunião ordinária do mês que antecede a defesa (excepcionalmente no mês de dezembro para defesas previstas para janeiro ou fevereiro): o formulário para marcação de defesa, com local, data e horário da defesa e nomes completos dos membros da banca, CPF e instituição de origem. Atentar para a composição da banca: orientador, co-orientador (se houver), três membros titulares e um suplente com título de doutor. Entre os titulares, pelo menos um membro deve ser externo ao Programa (preferencialmente advindo de uma Nucleadora) na área e Fisiologia ou área afim. Para membros externos é necessário preencher um formulário de cadastro de professor externo à UFSC, disponível na página do Programa (ou acesse aqui);
  • Quando de membros externo, fornecer indicações detalhadas sobre necessidades de passagens (poderá ser custeada a membros de banca de qualquer instituição) incluindo tipo: rodoviária ou aérea: local, horário, data de viagem; e se necessário  hospedagem e alimentação.  Quando o membro externo for vinculado a instituição federal também poderá ser custeada a diária. O PMPG não faz reembolso.
  • Encaminhar exemplares da dissertação aos membros da banca em tempo hábil (trinta dias antes da data da defesa) para serem avaliados pelos mesmos. Recomendamos utilizar tamanho A4, fonte Arial, Calibri ou Times New Roman tamanho 11 ou 12 e espaçamento 1,5 ou 2,0.
  • Na véspera da defesa: recolher junto à Secretaria do PMPGCF os formulários para a defesa (Ata, folha de rosto, portarias e declarações para os membros da banca). Se for o caso, recolher os vouchers para almoço ou jantar com a banca, que devem ser solicitados com antecedência e não podem ser alterados após emitidos.
  • Na defesa o aluno terá até 40 minutos para exposição do trabalho, seguida de arguição de até 30 minutos por cada membro da banca, cabendo ao aluno tempo igual para responder às questões formuladas. Instruções podem ser acessadas aqui.
  • Após a defesa, tendo sido aprovado, o aluno tem até 60 dias para entregar a versão definitiva da dissertação, impressa em formato A5 (observando a formatação padrão da UFSC para dissertação de mestrado) e em versão digital, com a folha de rosto assinada pelos membros e pelo coordenador do Pograma. A versão digital da dissertação corrigida deve ser encaminhada em formato (pdf) e o título, resumo e palavras chave em formato (Word), por email à secretaria na maior brevidade possível, pois estas informações serão encaminhadas a CAPES. Além da entrega na secretaria do Programa, o aluno deve encaminhar a versão final na Biblioteca Universitária, dentro do prazo citado, sob pena de receber multa pelo atraso.