Disciplinas/Ementas e Sistema de Créditos

As Disciplinas ofertadas pelo PPGMCF estão listadas abaixo. Os procedimentos para inscrição estão descritos no menu lateral “Secretaria Integrada”.

Código da DisciplinaNome da DisciplinaCréditosTipo da Disciplina no Currículo
FIS510014Avanços em Biologia Vascular: uma abordagem atual sobre estrutura e função vascular2Eletiva
FIS510005Bioestatística Aplicada às Ciências Fisiológicas3Eletiva
FIS510007Biologia Molecular Aplicada à Fisiologia 4Eletiva
FIS410018Dissertação0Dissertação
FIS410019Estágio de Docência I1Est. Docência
FIS410020Estágio de Docência II2Est. Docência
FIS410021Estágio de Docência III3Est. Docência
FIS510012Fisiologia Humana8Obrigatória
FIS410010Integração Neuroendócrina da Reprodução3Eletiva
FIS410015Seminários Avançados em Fisiologia1Eletiva
FIS510009Seminários Avançados em Fisiologia II1Eletiva
FIS510013Termorregulação e febre2Eletiva
FIS510010Tese0Tese
FIS510011Tópicos avançados em fisiologia cardiovascular: compreensão e análise crítica de artigos4Eletiva

 

Ementas

  • Avanços em Biologia Vascular: uma abordagem atual sobre estrutura e função vascular
    Características morfológicas e funcionais dos vasos sanguíneos. Contração e relaxamento dosvasos sanguíneos. Regulação da função vascular pelo endotélio e pelo tecido adiposoperivascular. Alterações vasculares em doenças cardiometabólicas. As diferenças sexuais nafisiologia e disfunção vascular. Terapias farmacológicas e não farmacológicas para disfução vascular .
  • Bioestatística Aplicada às Ciências Fisiológicas
    Tipos de variáveis: definição e exemplos; fontes de variabilidade; aplicação e limitações no campo da fisiologia. Estatística descritiva de variáveis contínuas: medidas de tendência central e de dispersão; a distribuição normal e o teorema do limite central; tipos de erro, valor-p e intervalo de confiança; representação gráfica e tabular de variáveis contínuas. Estatística analítica de variáveis contínuas: Análise de exposições dicotômicas: diferença de médias e medianas – Testes paramétricos: teste t; testes não paramétricos: testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis; comparação de médias para dados pareados: teste t pareado e teste de Wilcoxon. Análise de exposições politômicas: comparação de múltiplas médias -. Testes paramétricos: ANOVA de 1 entrada, teste de Barlett e Bonferroni; testes não paramétricos: teste de Kruskal Wallis; testes de heterogeneidade e de tendência. Análise de exposições contínuas – Correlação de Pearson e de Spearman; coeficiente de determinação; regressão linear simples. Estatística descritiva de variáveis categóricas: a distribuição binomial; medidas de ocorrência: prevalência, incidência e odds; representação gráfica e tabular de variáveis categóricas. Estatística analítica de variáveis categóricas: Análise de variáveis dicotômicas: Tabelas 2×2 – Teste de qui-quadrado de Pearson; correção de Yates; teste exato de Fisher. Análise de variáveis politômicas: Tabelas n x k – Teste de qui quadrado de heterogeneidade e de tendência..
  • Biologia Molecular Aplicada à Fisiologia
    Esta disciplina abordará conceitos teóricos sobre a estrutura de ácidos nucleicos, bem como os processos de replicação, transcrição, tradução, mutação, reparos ao DNA. Para estudar conceitos relacionados à expressão gênica abordaremos temas como síntese e processamento de RNA, bem como microRNAs. Já o entendimento do processo de expressão proteica será tratado nos temas de biossíntese de proteínas (tradução) e fenômenos pós-traducionais. Juntamente com os conceitos teóricos listados, focaremos na prática laboratorial, aprofundando em metodologias como RT-PCR (standard e Real Time) e Western Blotting. Também iremos estudar a transdução de sinal a nível molecular, evidenciando processos intracelulares normais e em patologias. Finalmente, trataremos de objetos relacionados com metodologias utilizadas na pesquisa em Fisiologia, como silenciamento de genes, inibição da expressão proteica, utilização de vetores, utilização de genes repórter, estudo da epigenética e geração de animais geneticamente modificados.
  • Dissertação
    A matrícula deverá ser realizada semestralmente e obrigatoriamente pelo pós-graduando somente quando não estiver matriculado em nenhuma outra disciplina.
  • Estágio de Docência I
    Estágio de Docência I (1 crédito = 15 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 3 a 5 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 2 créditos. Docência no magistério superior envolvendo atividades de ensino de preparação e aplicação de aulas teóricas, teorico-praticas e práticas, participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos e a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas (estudos dirigidos, seminários, entre outros).
  • Estágio de Docência II
    Estágio de Docência II (2 créditos = 30 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 8 a 10 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 3 créditos; Docência no magistério superior envolvendo atividades de ensino de preparação e aplicação de aulas teóricas, teorico-praticas e práticas, participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos e a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas (estudos dirigidos, seminários, entre outros).
  • Estágio de Docência III
    Estágio de Docência III (3 créditos = 45 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 12 a 15 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 4 créditos. Docência no magistério superior envolvendo atividades de ensino de preparação e aplicação de aulas teóricas, teorico-praticas e práticas, participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos e a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas (estudos dirigidos, seminários, entre outros).
  • Fisiologia Humana
    i) Fisiologia celular; ii) neurofisiologia, iii) fisiologia endócrina, iv) fisiologia gastrointestinal, v) fisiologia cardiovascular, vi) fisiologia da respiração, vii) fisiologia renal.
  • Integração Neuroendócrina da Reprodução
    Fisiologia da reprodução – generalidades; Eixo hipotálamo-hipófise-gônadas; Controle neuroendócrino da reprodução em machos; Controle neuroendócrino da reprodução em fêmeas; Regulação Neuroendócrina da Gravidez; Fisiologia da Lactação; Controle neuroendócrino do comportamento sexual; Regulação Neuroendócrina do comportamento maternal.
  • Seminários Avançados em Fisiologia
    Temas atuais relativos a todas as áreas da Fisiologia Humana. Conteúdos Programáticos: Os pós-graduandos deverão: 1) Assistir às aulas (apresentações) participando ativa e criticamente da discussão que se seguirá à exposição; 2) Preparar e apresentar os seminários, agindo como debatedor durante a discussão; 3) Ser avaliado pelo professor e pelos pós-graduandos quanto à apresentação e ao entendimento do conteúdo.
  • Seminários Avançados em Fisiologia II
    Temas atuais relativos a todas as áreas de Ciências Biológicas II (Fisiologia, Biofísica, Bioquímica, Farmacologia e Morfologia).
  • Termorregulação e febre
    Conceitos de termorregulação, da mediação e modulação da resposta febril, com ênfase na modulação endógena e induzida por drogas. Mediadores e vias neurais envolvidos no desencadeamento da resposta febril, e os mecanismos de ação antipirética dos diferentes fármacos antiinflamatórios.
  • Tese
    Elaboração do trabalho de tese. A matrícula deverá ser realizada semestralmente e obrigatoriamente pelo pós-graduando somente quando não estiver matriculado em nenhuma outra disciplina.
  • Tópicos avançados em fisiologia cardiovascular: compreensão e análise crítica de artigos
    Estudo crítico sobre evidências científicas atuais na área de fisiologia cardiovascular, abordando os seguintes tópicos: mecanismos de regulação da pressão arterial, fisiopatologia das doenças cardiovasculares e respostas agudas e crônicas do sistema cardiovascular ao exercício físico. Os pós-graduandos serão desafiados a ler, compreender e analisar criticamente artigos científicos, bem como desenvolver uma base para a revisão de artigos científicos.

 

Sistema de créditos

 

Mestrado:

Mínimo de 24 créditos, distribuídos em: 22 créditos em disciplinas e atividades complementares; 2 créditos referentes à Dissertação.

No mínimo 16 créditos devem ser cursados em disciplinas da Área de Concentração (AC). Os créditos restantes podem ser obtidos em disciplinas de Domínio Conexo, com aprovação do(a) orientador(a).

Pelo menos 8 créditos (da AC) devem ser cursados em uma Instituição Nucleadora do PPGMCF.

Doutorado:

Mínimo de 48 créditos, distribuídos em: 36 créditos em disciplinas e atividades complementares; 12 créditos referentes à Tese.

No mínimo 24 créditos devem ser cursados em disciplinas da Área de Concentração (AC). Os créditos restantes podem ser obtidos em disciplinas de Domínio Conexo, com aprovação do(a) orientador(a).

Pelo menos 12 créditos (da AC) devem ser cursados em uma Instituição Nucleadora do PPGMCF.

 

Resumo:

Nível Créditos Totais Exigidos Créditos em Disciplinas/Atividades Complementares Créditos Dissertação/Tese Créditos Mínimos na AC Créditos na Instituição Nucleadora
Mestrado 24 22 2 16 8
Doutorado 48 36 12 24 12

 

  • Aproveitamento de Créditos Externos
    • Créditos obtidos em programas fora do PPGMCF/UFSC podem ser aproveitados a critério do Colegiado Pleno;
    • Máximo de 1/3 do total de créditos exigidos no regulamento pode ser validado em disciplinas realizadas em outros Programas.