Nota de apoio ao CNPq

09/04/2019 08:32
O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – UFSC comunica a toda comunidade seu apoio ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) perante os esforços  para reverter o déficit de R$300 milhões em seu orçamento para 2019, segundo relatado pelo atual presidente do órgão o Senhor João Luiz Figueiras de Azevedo. 

De acordo com o relatado e divulgado pela mídia alguns dias atrás, o orçamento atual é suficiente para pagamento integral de bolsas em diversos níveis até o mês de setembro, sem garantias para os meses posteriores. As reduções orçamentárias vem acontecendo progressivamente nos últimos 3 anos e com grandes efeitos sobre o desenvolvimento científico e de recursos humanos na área. 

Reiteramos que para qualquer País, o  financiamento da Ciência é vital na resolução de seus problemas mais básicos. Toda projeção de desenvolvimento sustentável para uma Nação esbarra em uma agenda que visa o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de qualidade.  Em tempo, é importante destacar que toda verba encaminhada para o desenvolvimento da Ciência é um investimento e não um gasto. Assim, acompanhamos com com muita consternação que diferentes governos brasileiros tomem decisões que apenas enfraqueçam o pleno desenvolvimento da Ciência brasileira.

O colegiado do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – UFSC ressalta a necessidade de modificações na postura do Governo Federal sobre sua agenda para Ciência e Tecnologia do Brasil e solicita a todos os brasileiros o apoio para mantermos nossa ciência em níveis adequados de competitividade internacional, gerando conhecimento e produtos para resolver problemas e melhorar a qualidade de vida da população, pois estes são os principais objetivos da Ciência.  


Noticia base: