Orientadores/projetos

Nome: ADAIR ROBERTO SOARES DOS SANTOS
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Fisiologia da dor: Investigar através de estudos pré-clínicos “in vivo” o possível efeito antinociceptivo e antiinflamatório de vários compostos e terapias alternativas em vários modelos de nocicepção e de inflamação. Além disso, são analisados o possível mecanismo de ação responsável pela atividade antinociceptiva e antiinflamatória das abordagens testadas.
CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C

Contato: Tel. (48) 3721-4685, adair.santos@ufsc.br
Nome: ALEX RAFACHO
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Regulação da homeostase glicêmica em condições de resistência à insulina e/ou intolerância à glicose: Nosso grupo de pesquisa se concentra na busca por novos contextos biológicos que resultam em prejuízo da homeostase glicêmica e/ou lipídica. Normalmente, esses contextos estão associados com resistência à insulina e/ou intolerância à glicose e estas disfunções por sua vez são bastante comuns na obesidade, síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2). Os estudos são conduzidos in vivo (em modelos animais) e ex vivo (em tecidos) por meio da aplicação de inúmeras técnicas de biologia celular, molecular, funcional e estrutural. O nosso time inclui colaboradores nacionais (UFSC, UNESP, UNICAMP, USP, UFRJ) e internacionais (UMH, IBIMA).

O  nosso grupo está distribuído em 3 missões principais: 1. Delineamentos experimentais que podem resultar em disfunções metabólicas [fisiológicas (i.e., gestação),  pelo uso de agentes químicos (i.e., agrotóxicos), pelo uso de drogas (i.e., glucocorticoides) ou dietas (i.e., frutose e dieta hiperlipídica); 2. Mecanismos envolvidos nas disfunções presentes em tecidos periféricos (i.e., pâncreas endócrino, fígado e tecido adiposo) em contextos de pré-diabetes; 3. Nutrientes, compostos e farmacoteráipicos que podem atenuar disfunções metabólicas em modelos animais (ratos e camundongos) de pré-diabetes. Mais informações nos visite em http://lidoc.ccb.ufsc.br/

CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Contato: Tel. (48) 3721-2290, alex.rafacho@ufsc.br SITE: http://lidoc.ccb.ufsc.br/
Nome: EDUARDO LUIZ GASNHAR MOREIRA
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Estudo do metabolismo do colesterol no sistema nervoso central e sua relação com o desenvolvimento de déficits cognitivos e doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer: Estudar, por meio de modelos experimentais in vivo e in vitro, os mecanismos moleculares responsáveis pelo declínio cognitivo associado com a hipercolesterolemia, objetivando caracterizar a relação da hipercolesterolemia com a fisiopatologia da doença de Alzheimer, bem como ao desenvolvimento de abordagens terapêuticas e preventivas.
CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-4617, eduardo.luiz@ufsc.br
Nome: EVERSON ARAÚJO NUNES
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Modificações metabólicas causadas pelo excesso de adiposidade: A dieta é conhecida por desempenhar um papel importante e significativo  sobre a composição corporal. Alguns padrões dietéticos causam aumentos expressivo da adiposidade em conjunto com diferentes modificações no controle homeostático do metabolismo da glicose, lipídeos e proteínas. Dentre as diferentes modificações que podem acontecer, algumas são relacionadas ao aparecimento de doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias e câncer.  Nesta temática investigamos parâmetros metabólicos e inflamatórios em estudos com seres humanos e modelos animais com aumento de adiposidade. Nosso objetivo é entender os tipos de modificações metabólicas e inflamatórias causadas por diferentes componentes dietéticos algumas vezes em paralelo a aplicação de algum tipo de intervenção.
CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE – DE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Contato: Tel. (48) 3721-2289, everson.nunes@ufsc.br SITE: www.lidoc.ccb.ufsc.br
Nome: FERNANDA BARBOSA LIMA CHRISTIAN
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Controle neuroendócrino da reprodução em fêmeas: Nosso laboratório visa estudar os principais sistemas de neurotransmissores envolvidos no controle das desordens de humor, serotonina e noradrenalina, em dois contextos reprodutivos: na menopausa e na gravidez. Tanto durante a menopausa quanto na gravidez, as mulheres respondem de forma mais exacerbada a estímulos estressantes e podem ser mais vulneráveis a desordens afetivas como ansiedade e depressão, bem como ao desenvolvimento de síndrome metabólica. Além disso, intervenções no período gestacional repercutem em alterações sobre o comportamento materno e sobre o bem estar da prole. Alguns de nossos objetivos são: estudar os efeitos dos esteroides ovarianos sobre os sistemas noradrenérgico e serotonérgico, bem como suas repercussões em aspectos comportamentais de ratas; analisar as consequências metabólicas e comportamentais da programação fetal induzida por glicocorticoides; estudar alvos e mecanismos de ação dos glicocorticoides e outros hormônios em modelo animal de restrição de crescimento intrauterino.
CV Lattes:

Profª. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-2292, fernanda.lima@ufsc.br
Nome: GUILHERME FLEURY FINA SPERETTA
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Fisiologia cardiovascular: Estudar, por meio de estudos clínicos e experimentais, as alterações cardiovasculares induzidas por fatores associados ao estilo de vida atual, como sedentarismo e estresse, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão arterial e aterosclerose. Além disso, avaliamos o papel do exercício físico como ferramenta de intervenção na prevenção e tratamento dessas alterações. Entre as variáveis avaliadas em nossos projetos destacam-se o balanço autonômico, a atividade do barorreflexo e a reatividade vascular.
CV Lattes:  

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-2280, guilherme.speretta@ufsc.br
Nome: GUSTAVO JORGE DOS SANTOS
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Biologia e Plasticidade da Ilhota Pancreática: Avaliar as adaptações funcionais e moleculares no pâncreas endócrino de roedores mediante contextos de pré-diabetes e diabetes. Com isso objetivamos identificar possíveis situações de plasticidade celular que venha indicar rumos de trans- e dediferenciação celular e os fatores de transcrição envolvidos.
CV Lattes:  

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-4688, gustavo.js@ufsc.br 
Nome: RENATA MARIA LATARO
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Regulação neural do sistema cardiovascular: Nosso objetivo é identificar e avaliar novas estratégias para o tratamento de doenças cardiovasculares como a insuficiência cardíaca e a hipertensão arterial. Utilizando modelos experimentais, investigamos abordagens terapêuticas para a restauração da modulação autonômica do sistema cardiovascular e preservação da função cardíaca nestas patologias. Além disso, também procuramos entender a relação entre alterações na microbiota intestinal e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
CV Lattes:

Profª. em regime de dedicação exclusiva – DE 

Contato: Tel. (48) 3721-2291, renata.lataro@ufsc.br
Nome: WAGNER LUIS REIS
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Controle neuroendócrino de volume e osmolaridade dos líquidos corporais para manutenção da homeostase hidroeletrolítica: Proposta dedicada ao estudo do envolvimento central da angiotensina e apelina na modulação da neurossecreção de hormônios hipotalâmicos, bem como no comportamento de ingestão de água e sódio. Ainda, estudamos o envolvimento dos gases NO e CO na sinalização destes neurotransmissores em regiões hipotalâmicas específicas envolvidas na osmorregulação. Utilizando modelos experimentais de alterações de volume e osmolaridade, buscamos estudar como o envelhecimento ou os hormônios ovarianos influenciam no controle neuroendócrino da homeostase hidroeletrolítica.
CV Lattes:

Profª. em regime de dedicação exclusiva – DE 

Contato: Tel. (48) 3721-4689, wagner.reis@ufsc.br