Orientadores/projetos

ARTIGOS PUBLICADOS PELOS DOCENTES.
Nome: ADAIR ROBERTO SOARES DOS SANTOS
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Fisiologia da dor: Investigar através de estudos pré-clínicos “in vivo” o possível efeito antinociceptivo e antiinflamatório de vários compostos e terapias alternativas em vários modelos de nocicepção e de inflamação. Além disso, são analisados o possível mecanismo de ação responsável pela atividade antinociceptiva e antiinflamatória das abordagens testadas.
CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C

Contato: Tel. (48) 3721-4685, adair.santos@ufsc.br
Nome: ALEX RAFACHO
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Regulação da homeostase glicêmica em condições de resistência à insulina e/ou intolerância à glicose: Nosso grupo de pesquisa se concentra na busca por novos contextos biológicos que resultam em prejuízo da homeostase glicêmica e/ou lipídica. Normalmente, esses contextos estão associados com resistência à insulina e/ou intolerância à glicose e estas disfunções por sua vez são bastante comuns na obesidade, síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2). Os estudos são conduzidos in vivo (em modelos animais) e ex vivo (em tecidos) por meio da aplicação de inúmeras técnicas de biologia celular, molecular, funcional e estrutural. O nosso time inclui colaboradores nacionais (UFSC, UNESP, UNICAMP, USP, UFRJ) e internacionais (UMH, IBIMA).

O  nosso grupo está distribuído em 3 missões principais: 1. Delineamentos experimentais que podem resultar em disfunções metabólicas [fisiológicas (i.e., gestação),  pelo uso de agentes químicos (i.e., agrotóxicos), pelo uso de drogas (i.e., glucocorticoides) ou dietas (i.e., frutose e dieta hiperlipídica); 2. Mecanismos envolvidos nas disfunções presentes em tecidos periféricos (i.e., pâncreas endócrino, fígado e tecido adiposo) em contextos de pré-diabetes; 3. Nutrientes, compostos e farmacoteráipicos que podem atenuar disfunções metabólicas em modelos animais (ratos e camundongos) de pré-diabetes. Mais informações nos visite em http://lidoc.ccb.ufsc.br/

CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Contato: Tel. (48) 3721-2290, alex.rafacho@ufsc.br SITE: http://lidoc.ccb.ufsc.br/
Nome: CILENE LINO DE OLIVEIRA
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Neurobiologia da resiliência ao estresse: Nossos projetos estudam vários aspectos das reações comportamentais desencadeadas pelo estresse de caráter incontrolável e inescapável. Estresses incontroláveis tendem a desencadear uma inibição comportamental antagonizada por drogas antidepressivas ou enriquecimento ambiental. Nossa hipótese é que os efeitos “anti-estresse” das drogas ou do ambiente se dá pelo aumento da resiliência do organismo. Em nosso laboratório empregamos, por exemplo, o paradigma de “desespero comportamental” (inibição comportamental típica da exposição ao nado forçado) para o estudo das bases neurobiológicas da resiliência ao estresse. Atualmente, temos dedicado nossa atenção ao papel da neurogênese hipocampal na resiliência organismos adultos ao estresse.
CV Lattes:

Profª. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-4689, cilene.lino@ufsc.br  SITES: http://labnec.ccb.ufsc.br/ e http://prohumor.ccb.ufsc.br/
Nome: EDUARDO LUIZ GASNHAR MOREIRA
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Estudo do metabolismo do colesterol no sistema nervoso central e sua relação com o desenvolvimento de déficits cognitivos e doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer: Estudar, por meio de modelos experimentais in vivo e in vitro, os mecanismos moleculares responsáveis pelo declínio cognitivo associado com a hipercolesterolemia, objetivando caracterizar a relação da hipercolesterolemia com a fisiopatologia da doença de Alzheimer, bem como ao desenvolvimento de abordagens terapêuticas e preventivas.
CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-4617, eduardo.luiz@ufsc.br
Nome: EVERSON ARAÚJO NUNES
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Modificações metabólicas causadas pelo excesso de adiposidade: A dieta é conhecida por desempenhar um papel importante e significativo  sobre a composição corporal. Alguns padrões dietéticos causam aumentos expressivo da adiposidade em conjunto com diferentes modificações no controle homeostático do metabolismo da glicose, lipídeos e proteínas. Dentre as diferentes modificações que podem acontecer, algumas são relacionadas ao aparecimento de doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias e câncer.  Nesta temática investigamos parâmetros metabólicos e inflamatórios em estudos com seres humanos e modelos animais com aumento de adiposidade. Nosso objetivo é entender os tipos de modificações metabólicas e inflamatórias causadas por diferentes componentes dietéticos algumas vezes em paralelo a aplicação de algum tipo de intervenção.
CV Lattes:

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE – DE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Contato: Tel. (48) 3721-2289, everson.nunes@ufsc.br SITE: www.lidoc.ccb.ufsc.br
Nome: FERNANDA BARBOSA LIMA CHRISTIAN
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Controle neuroendócrino da reprodução em fêmeas: Mulheres em menopausa são caracterizadas por responderem de forma mais exacerbada a estímulos estressantes, serem mais vulneráveis à desordens afetivas como ansiedade e depressão e ao desenvolvimento da síndrome metabólica. Todas essas alterações são, provavelmente, devido a variações das concentrações plasmáticas de estrógeno e progesterona,características dessa fase. Tanto a noradrenalina quanto a serotonina são neurotransmissores com papel fundamental no controle das desordens de humor. Nosso laboratório visa estudar estes sistemas de neurotransmissores em ratas que apresentam falha ovariana precoce, um modelo de menopausa química. Alguns de nossos objetivos são: estudar, sob diferentes aspectos, os efeitos dos esteróides ovarianos sobre os sistemas noradrenérgico e serotonérgico; estudar aspectos comportamentais de fêmeas submetidas à menopausa química, relacionados a conflitos apetitivos; analisar parâmetros endócrinos do metabolismo da glicose neste modelo de menopausa.
CV Lattes:

Profª. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-2292, fernanda.lima@ufsc.br
Nome: Guilherme Fleury Fina Speretta
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Fisiologia cardiovascular: Estudar, por meio de estudos clínicos e experimentais, as alterações cardiovasculares induzidas por fatores associados ao estilo de vida atual, como sedentarismo e estresse, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão arterial e aterosclerose. Além disso, avaliamos o papel do exercício físico como ferramenta de intervenção na prevenção e tratamento dessas alterações. Entre as variáveis avaliadas em nossos projetos destacam-se o balanço autonômico, a atividade do barorreflexo e a reatividade vascular.
CV Lattes:  

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-2280, guilherme.speretta@ufsc.br
Nome: Gustavo Jorge dos Santos
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Biologia e Plasticidade da Ilhota Pancreática: Avaliar as adaptações funcionais e moleculares no pâncreas endócrino de roedores mediante contextos de pré-diabetes e diabetes. Com isso objetivamos identificar possíveis situações de plasticidade celular que venha indicar rumos de trans- e dediferenciação celular e os fatores de transcrição envolvidos.
CV Lattes:  

Prof. em regime de dedicação exclusiva – DE

Contato: Tel. (48) 3721-4688, gustavo.js@ufsc.br 
Nome: MARTA APARECIDA PASCHOALINI
Título e Descrição da Linha Individual de Pesquisa: Controle do Metabolismo Energético e da Ingestão Alimentar: Um dos projetos em andamento tem como objetivo investigar a possível participação de receptores 5-HT1A do núcleo arqueado do hipotálamo ou da área hipotalâmica lateral no controle do consumo de alimento; e também, verificar uma possível influência dos hormônios gonadais sobre os efeitos ingestivos induzidos pela injeção intrahipotalâmica de agonistas ou antagonistas de receptores serotonérgicos em ratas na fase de estro ou diestro. O segundo projeto em andamento pretende avaliar os efeitos, sobre a resposta de ingestão de alimento, das injeções de agonista ou antagonsitas adrenérgicos no núcleo mediano da rafe de ratos.
CV Lattes:

Profª. em regime de dedicação exclusiva – DE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Contato: Tel. (48) 3721-4691, marta@ccb.ufsc.br